segunda-feira, 29 de junho de 2009

"Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce"

Olá a todos!
Andamos numa fase em que andamos todos animados com a ida a Taizé, mas será que todos nós sabemos o que vamos lá fazer e porque foi criada a comunidade de Taizé.
Em Taizé encontramos «uma razão de viver», uma vez que é um lugar onde encontramos Cristo através de momentos de oração, cânticos, meditação e através do silêncio. Assim, encontramos Deus nas mais pequenas coisas, no nosso dia-a-dia, o que muitas vezes é complicado.
A comunidade de Taizé surgiu em 1940, através do irmão Roger, com apenas 25 anos de idade, abandonou a suíça, a sua terra Natal, para ir viver para França. Roger esteve vários anos imobilizado devida a uma tuberculose pulmonar. Durante esse tempo surgiu na sua cabeça uma ideia para criar uma comunidade. Ficou com total certeza quando começou a segunda guerra mundial, pois deveria ir imediatamente ajudar os que mais precisavam.
Acolheu varias pessoas com a ajuda da sua irmã. Não eram só cristão mas também apareceram lá Judeus. Os meios materiais existentes eram muito pobres, pois não existia água potável corrente, a alimentação era feita a base de sopa de farinha de trigo.
Roger rezava sozinho e ia frequentemente cantar sozinho para o bosque por respeito aos seus “hóspedes”.
Em Outubro de 1942 foram descobertos e tiveram de abandonar sem demora a comunidade.
Em 1945 um jovem da região criou uma comunidade para acolher jovens.
No inverno de 1952-1953 o fundador escreveu a regra de Taizé « ESSENCIAL QUE TORNA A VIDA COMUNITÁRIA POSSÍVEL».

2 comentários:

Rita disse...

É pena só poder ir daqui a dois anos.. =(

Grupo de Jovens de GSM disse...

Vivemos num país repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado.

Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos limpar a floresta portuguesa num só dia”. Em poucos dias estava em marcha um movimento cívico que conta já com cerca de mais de 17000 voluntários registados.

Neste momento já muitas pessoas acreditam que é possível. O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, por Portugal, pelo planeta, e pelo futuro dos nossos filhos.

Muito ainda há a fazer, pelo que toda a ajuda é bem vinda!

Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação de como o fazer.
O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.

No dia 20 de Março de 2010, por um dia, vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.

“Limpar Portugal? Nós vamos fazê-lo! E tu? Vais ficar em casa?"