
"Numa declaração assinada por aquelas figuras, a propósito do quarto aniversário do início do conflito, é pedido à comunidade internacional que tome medidas urgentes e "decisivas" para "travar os responsáveis de tais atrocidades". "Não obstante continue o processo político a longo prazo, tem de haver um cessar fogo imediato, deve pôr-se fim aos ataques contra civis e permitir o pleno acesso às agências humanitárias", refere ainda o documento.
O apelo surge numa altura em que a situação na região continua a deteriorar-se e o Governo sudanês recusa a presença de uma força de manutenção de paz que poderia revelar-se eficaz.
No último domingo, em que se assinalou o "dia mundial a favor de Darfur", em diversas parte do Mundo, desde os Estados Unidos da América à Mongólia e Ucrânia, militantes a favor dos direitos humanos, usaram ampulhetas com um líquido da cor do sangue. Pretenderam com esse gesto, segundo os organizadores, transmitir a mensagem que "cada segundo a mais é um segundo em que haverá mais sangue derramado".
Nos últimos quatro anos, o conflito de Darfur provocou a morte de 200 mil pessoas, 230 mil foram obrigadas a fugir do país e dois milhões ficaram sem tecto."
Talvez com pequenos gestos como comprar um CD, possamos mudar a vida de milhares de pessoas...
2 comentários:
Podemos sempre fazer alguma coisa, por mais pequena que seja. Como está escrito, no blog podemos comprar este CD, mas acho que mais do que comprarmos o CD devemos falar deste problema às pessoas que nos rodeiam, para que fiquem conscientes deste inferno que está a acontecer no Darfur.
TEMOS DE FALAR, DE ESCREVER, DE REZAR! NÃO PODEMOS FICAR PARADOS!
beijinhos e abraços
"(...)
Imagine all the people
Sharing all the world
You may say that I'm a dreamer
But I'm not the only one
I hope someday you'll join us
And the world will live as one"
Enviar um comentário